Documentos digitalizados não substituem o papel
É possível substituir documentos em papel por documentos digitalizados? Essa é uma dúvida recorrente das empresas que querem reduzir os
arquivos empoeirados e dispensar a papelada. A resposta é não: mesmo que a cópia virtual
seja autenticada, a legislação brasileira exige que o original em papel seja
mantido pelo tempo de vigência do documento.
Segundo a lei 12.682/2012, “os registros
públicos originais, ainda que digitalizados, deverão ser preservados de acordo
com o disposto na legislação pertinente”.
O dispositivo legal rege também o
processo de digitalização, que “deverá ser realizado de forma a manter a
integridade, a autenticidade e, se necessário, a confidencialidade do documento
digital, com o emprego de certificado digital emitido no âmbito da
Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil”.
Deste modo, a empresa deve estar atenta
à vigência do contrato. Existem alguns contratos relacionados a financiamentos
com bancos ou contratação de produtos que possuem prazo de validade de cinco
anos ou vigência vitalicia. Neste caso, os documentos não podem ser descartados
nunca.
Mesmo assim, é recomendado investir em
digitalização, porque os documentos
digitalizados podem ser usado como cópia de segurança e
facilita a busca e a gestão de processos.
Vantagens na Digitalização de Documentos
A digitalização de
documentos apresenta inúmeras vantagens em comparação com os sistemas de
arquivos convencionais. Conheça abaixo as principais:
Acessibilidade a diferentes usuários
Apenas um usuário
pode manusear um documento em papel. A digitalização de documentos
disponibiliza a imagem digital em ambientes de rede, simultaneamente a
diferentes usuários.
Durabilidade
O papel sofre
desgaste com o manuseio, pode ser extraviado ou até destruído equivocadamente.
A digitalização de documentos permite que o original fique preservado (se isso
for necessário). Arquivos digitais, se resguardados com backups, podem durar por toda uma vida.
Rapidez na busca
Documentos digitalizados são encontrados através de buscas por palavras-chave,
categorias e pastas, propiciando maior rapidez a informação.
Economia de espaço
Uma sala, completamente, cheia de
documentos pode pode se armazeá-los em um simples pen driver e carregar no bolso. A digitalização de documentos torna o ambiente de uma empresa
mais limpo e eficiente.
Ainda não chegamos ao ponto de nos livrarmos dos documentos impressos, mas com o avanço da tecnologia digital e a criptografia e certificação digital chegaremos lá.
Esse post foi apenas um esclarecimento de uma dúvida de um aluno.
Escrito por: Evaldo Pinheiro
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Eloisa Helena